Correção das questões - Primeiro Ano

Questões – Diversas formas de Conhecimento
Correção
1-) O que se modifica no ponto de vista do artista para o ponto de vista do expectador com relação a arte?

O ponto principal é a performance. Para o expectador, somente quem realiza a atuação é considerado artista. Mas do ponto de vista do artista, todo aquele que está ligado a realização da performance é um artista. Desse modo, para o expectador o diretor de uma peça de teatro não é um artista, pois não aparece na sua realização. Porém, para quem participa da atuação o diretor é um dos artistas principais.

2-) Por que a arte é importante para a religião?

            Sendo a religião uma forma de ligação com aquilo que vai além da física ou, se assim podemos dizer, algo que está prioritariamente ligado ao subjetivo, a arte serve para tornar concreto aquilo que está presente na fé das pessoas. Assim, a arte se torna importante para a religião pois ajuda ela a se “materializar”, ou ainda, a ganhar forma.

3-) Considerando uma obra de arte, o que é aura?

            A aura de uma obra de arte é a sua personalidade que somente pode ser dada pelo artista que a criou. Embora, cada um pode refazer a leitura da aura de uma obra possa ser feita de forma subjetiva, existe uma aura incutida na obra que traduz a ela significado ou sentido.

4-) A religião e a ciência são formas diferentes de conhecer o mundo. O que torna a primeira imprescindível ao ser humano em relação a outra?

            Embora de forma diferente, tonto a religião quanto a ciência são formas de descobrir o mundo em que vivemos. A ciência possui uma forma muito mais racional de explicar as coisas, porém, existem coisas que a ciência, por tempo determinado ou para sempre, na conseguirá responder de maneira exata. Assim, a religião surge para dar ao ser humano resposta para aquilo que ele não consegue solucionar com a ciência. Desse modo, a religião, como uma expressão da subjetividade do ser humana em suas crenças, ajuda o indivíduo a solucionar problemas que estão além do modo científico de resolver.

5-) Defina o que é sagrado?
           
            A atividade religiosa pode ser associada a uma forma que o ser humano utiliza para conhecer as coisas a sua volta ou como uma forma de encontrar explicações para aquilo que a sua razão não consegue conceber. Assim, atribuir a insígnia de sagrado a alguma coisa é a forma de expressar que esta coisa ajuda a explicar algo que vai além da compreensão racional. Que tem validade e valor, pois é digno de fé.
           
6-) Das características da atitude científica podemos elencar a tentativa de padronização. O que vem a ser essa tentativa?
            A tentativa de padronizar é compatível com a idéia de tornar o conhecimento o mais exato possível. Esta característica pertence a ciência na medida que ela busca dar credibilidade universal aos conhecimentos que credencia. Sendo assim, aquilo que um conhecimento científico vale para um indivíduo deve valer também para os outros que por ventura vierem a analisá-lo. Daí a necessidade de padronizar os procedimentos e conhecimentos.

7-) Das mudanças na história da ciência uma foi a passagem do racionalismo para o empirismo, explique essa passagem?

            A passagem acima descrita é caracterizada com a mudança na forma do ser humano de analisar ou conhecer as coisas, a saber, que o ser humano racionalista crê que somente da razão vem o conhecimento seguro, sendo assim, o empirista, ao contrário, dá credibilidade a experiência como forma de conhecimento. Desse modo, o racionalismo é o conhecimento pela razão e o empirismo pela experiência.

8-) É fato que as ciências humanas chegaram quando as ciências da natureza já estavam desenvolvidas, deste modo, porque podemos dizer que as análises das ciências humanas podem ser problemáticas?

            O fato de as ciências humanas virem depois das ciências da natureza traz o problema de que a análise padronizadora feita pela segunda não pode ser exatamente reproduzida na primeira. O objeto da ciência humana é,como o nome diz, o ser humano; sendo assim, é passível de diferenças e subjetividade não podendo ser padronizado como qualquer outro objeto da natureza como faz a ciência da natureza. Desse modo, todo resultado produzido pela análise da ciência humana é passível de questionamento e de uma certa subjetividade.