Filosofia - Primeiro Ano

Sócrates
Sócrates (em grego, Σωκράτης [Sōkrátēs], (470399 a.C.) foi um filósofo atniense, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental, e um dos fundadoquestionamentotual Filosofia Ocidental. Alguns historiadores afirmam sóse poder falar de Sócrates como um personagem de Platão, por ele nunca ter deixado nada escrito de sua própria autoria. Os diálogos de Platão retratam Sócrates como mestre que se recusa a ter discípulos. Sócrates não valorizava os prazeres dos sentidos, todavia colocava o belo entre as maiores virtudes, junto ao bom e ao justo. A razão para sua cooperação com a justiça da pólis e com seus próprios valores mostra uma valiosa faceta de sua filosofia.
Idéias filosóficas: As crenças de Sócrates, em comparação às de Platão, são difíceis de discernir. Há poucas diferenças entre as duas idéias filosóficas. Quando estava sendo julgado por heresia e por corromper a juventude, usou seu método de questionamentos para demonstrar as crenças errôneas de seus julgadores. A filosofia do Só sei que nada sei é atribuída ao fato de Socrates duvidar da Profecia do Oráculo do deus Apolo . ( Sócrates é o mais sábio dos homens). Quando Começou A procurar algum que Fosse mais sábio do que ele , porém descobriu que Os ditos sábios daquela época ; Na verdade eram duplamente Ignorante , primeiro por não saber algo de fato, Tudo O que diziam saber era baseado em opinião e, por Ignorarem Isso, eram Novamente Ignorantes .
Sócrates também duvidava da idéia sofista de que a arete (virtude) podia ser ensinada. 
Conhecimento: Sócrates sempre dizia que sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância (Só sei que nada sei.). Ele acreditava que os atos errados eram conseqüências da própria ignorância. Nunca proclamou ser sábio. A intenção de Sócrates era levar as pessoas a se sentirem ignorantes de tanto perguntar, problematização sobre conceitos que as pessoas tinham dogmas, verdades. De tanto questionar, principalmente os sábios, começou arrebanhar inimigos. O método socrático é uma abordagem para geração e validação de idéias e conceitos baseada em perguntas, respostas e mais perguntas.Também conhecido como Maiêutica: "É o método que consiste em parir idéias complexas a partir de perguntas simples e articuladas dentro de um contexto."
Virtude: Sócrates acreditava que o melhor modo para as pessoas viverem era se concentrando no próprio desenvolvimento ao invés de buscar a riqueza material. Convidava outros a se concentrarem na amizade e em um sentido de comunidade, pois acreditava que esse era o melhor modo de se crescer como uma população. Suas ações são provas disso: ao fim de sua vida, aceitou sua sentença de morte quando todos acreditavam que fugiria de Atenas, pois acreditava que não podia fugir de sua comunidade. Acreditava que os seres humanos possuíam certas virtudes, tanto filosóficas quanto intelectuais. Dizia que a virtude era a mais importante de todas as coisas.
Política: Diz-se que Sócrates acreditava que as idéias pertenciam a um mundo que somente os sábios conseguiam entender, fazendo com que o filósofo se tornasse o perfeito governante para um Estado. Se opunha à democracia aristocrática que era praticada em Atenas durante sua época,essa mesma ídéia surge nas Leis,em Platão e Sócrates não deixou nenhum escrito,nem ao menos sobre política.Tudo que sabemos sobre seus pensamento está na obra de Platão,seu discípulo.