Polítca para poucos (base: Aristóteles)

A necessidade da Política.
A coisa mais difícil de convencer aos alunos e as pessoas em geral é que todos nós temos uma imensa necessidade polítca. Esta constatação se dá quando observamos que a maioria das pessoas, em especial as mais jovens, acreditam que política é simplesmente o trabalho dos "políticos". É preciso deixar claro que fazer política é o menor dos trabalhos dos políticos. Na verdade eles tem uma representação muito mais adminstrativa da população, visto que, quando estão discutindo nas câmaras e assembléias da vida estão simplismente exercendo a retórica para tentar aprovar ou não projetos de leis. Mas quando tentam observar as necessidades das pessoas e assim tentar compreender a posição de uma maioria e considerá-las como certa, exercem assim poder sobre a opinião dos outros, isso sim é política.
Para entender melhor estes questionamentos temos que voltar ao pensamento político de Aristóteles para compará-los aos de hoje. A política de Aristóteles é uma extensão das suas ideias sobre ética. Sendo que, a ética seria o agir do indivíduo e a política o agir de uma cidado (polis= daí o termo política)inteira. A celebre frase do livro Polítca diz tudo: "O Homem é um animal naturalmente político". O que isso significa? Basta analisar os termos para entender. Sendo que, primeiro temos a figura do homem que aqui trataremos e entenderemos como Ser Humano, visto que as mulheres hodiernamente também tem direitos políticos, coisa que na Grécia antiga não existia, portanto o ser capaz de viver em conjunto é o ser humano os demais animais podem até viver em sociedade, mas não fazem política. Alguns poderão questionar, como isso poderia estar certo. Bem, imagine formigas discutindo umas com as outras sobre o orçamento 2011 do formigueiro, ou melhor, imagine a rainha abelha em congresso com as demais colméias para discutir as questão do "mel nuclear". Quem vive por instintos não vai um dia questionar o modo de vida e assim, sem questionamentos não vai haver política, ou alguém ainda acredita que uma formiguinha discute as ordens da "rainha formiga". Com estas palavras já adiantamos a explicação do segundo termo da frase aristotélca, ou seja, animais, somente o ser humano é político ou é o único animal capaz disso. Agora o termo naturalmente é o mais interessante de se observar na frase de Aristóteles, isto pois, dita uma ideia imutável sobre o ser humano, bem comum da filosifa destes filósofos antigos. O conceito de naturalmente se destina a deter a essência do ser humano a alguma coisa, no caso a política. Gosto de salientar na explicação que é fácil de entender isso, veja bem, se é natural ao ser humano, portanto é de sua essência e torna-se condição de sua exisência. Explico, imagine um outro termo mais fácil, exemplo: bolo de chocolate, achar sua essência é tranquilo visto que se ressalta no próprio termo, a saber é chocolate. Por quê disso? Veja, se retiarmos o conceito de chocolate do termo bolo de chocolate, o objeto perde o seu sentido. Sendo assim, esta é sua essência. Com isso, o ser humano, para o filósofo de Estagira, sem a política o ser humano deixa de existir. Assim sendo, não é somente os políticos quem devem praticar o assunto, mas sim todos aqueles que são considerados seres humanos.
Portanto, quando uma pessoa ao seu lado dizer que não gosta de política ou pior não está ligada ao assunto estará completamente errada.
Na próxima estapa vou colocar o aporte sobre política e poder na visão de Bobbio, o filósofo italiano.
Abraços
M.M.