Mitos e Conhecimento em Sócrates

Questões de revisão
Sobre mitos
a-) Como podemos definir o que são os mitos?

De forma simples podemos definir mitos como sendo uma explicação confortável e não exata, isto é, não está preocupada com a verdade, mas sim em solucionar uma angústia do ser humano.

b-) Por que os mitos não são confiáveis?
Os mitos não são confiáveis pelo fato de não estarem preocupados com a verdade. Embora para aqueles que “vivam” o mito prezar por ele como sendo verdade, nele não há questionamento, o que dificulta a produção de verdade.

c-) O que podemos observar de diferente nos primeiros filósofos para dizer que houve uma quebra de paradigma na forma de pensar dos seres humanos?
Houve uma quebra de paradigma entre a mitologia e os primeiros filósofos justamente pelo fato de que esses começaram a questionar. A busca por um elemento universal que explicasse a realidade é característica dos primeiros filósofos, o que não se observa na mitologia.

Sobre o mito da caverna
a-) O que significam as sombras no fundo da caverna
A sombras no fundo da caverna representam a “realidade” para aqueles que estão presos lá. Julgam as sombras como sendo a verdade.

b-) A luz, vinda do sol, que queima os olhos do prisioneiro que saiu da caverna, mas logo depois ilumina as coisas para que ele possa ver:
A luz representa a razão, isto é, a ferramenta utilizada pela filosofia para questionar e encontrar a verdade. Por isso, quando o individuo sai da caverna a verdade é tão dura que seus olhos ardem ou doem, assim como a verdade pode doer!

c-) A situação em que se encontram os prisioneiros dentro da caverna e depois a situação fora da caverna:
Podemos fazer um paralelo dizendo que estar dentro da caverna é como viver com os mitos sendo a ferramenta de respostas as nossas angustias. Isso pois, representam bem a verdade e as respostas, porém não passam de sombras. Já quando estamos fora da caverna é como se vivemos com a filosofia a nos guiar, visto que, a razão nos esclarece da real verdade nos tirando das sombras da caverna.

Sobre o conhecimento em Sócrates

a-) Escreva corretamente o nome do método socrático e o motivo de adotar este nome.
O nome do Método Socrático para conhecer as coisas é Maêutica. Ele adota este nome pois julga que as próprias pessoas podem “parir” o conhecimento. Sendo tão somente necessário alguém que as ajude com isso, ou seja, uma parteira. Daí o nome do método que em grego significa parteira.

b-) Explique resumidamente como este método socrático contribuiu para levar Sócrates a ser condenado a morte.
Sócrates propõe o método para provar que não é o mais sábio de Atenas, como profetizara o oráculo de Delfos. Assim, ele começa a questionar os cidadãos de Atenas, tidos como os sábios. Ao propor o método a eles começa a descobrir que eles de fato não sabem nada, mas julgam e promovem que são os mais sábios. Como Sócrates começa a desbancar esses cidadãos, esses acham por bem matá-lo e com isso continuar no poder da polis. Por isso, o método socrático contribuiu para levá-lo a morte.

c-) Qual o principal instrumento do método socrático de parir o conhecimento das pessoas:
O principal instrumento para parir conhecimento segundo Sócrates é o Diálogo

4-) Marque a alternativa que demonstre corretamente a produção de conhecimento para Sócrates e explique o motivo de sua marcação:
I – Por meio de perguntas e respostas que sempre levam a outras perguntas
II – Não existe conhecimento para Sócrates, pois tudo na realidade são fenômenos.

A alternativa correta é a I. Isso pode ser observado quando Sócrates propõe seu método que é justamente baseado em diálogo, ou seja, perguntas e respostas